FOLHA DA ASSOCIAÇÃO FREI TITO DE ALENCAR

quinta-feira, 10 de março de 2011

Exonerados protestam na Assembleia

Três advogados e seis estagiários foram desligados do Legislativo. A medida foi considerada ''unilateral''
10. 03. 2011| 01:30

            Os ex-funcionários do Escritório Frei Tito de Alencar realizam, na tarde de hoje, uma manifestação no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa. Exonerados pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), eles não concordam com decisão “unilateral”, que desligou todos os membros da entidade que presta serviço de assessoria jurídica popular.


            Ao todo, três advogados e seis estagiários ocupavam cargos comissionados no Frei Tito, que é ligado à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia e atua em convênio com entidades públicas e privadas. A decisão causou apreensão dos movimentos sociais e surpreendeu os exonerados. Dentre eles, a advogada Lourdes Vieira. Segundo ela, o corte ocorreu sem nenhum aviso prévio. “Só descobrimos no dia do pagamento, quando fomos verificar as contas e vimos que o dinheiro não foi depositado”, reclamou.


            Também advogada, Patrícia Oliveira afirma que o objetivo da manifestação é construir uma pauta coletiva que deve ser entregue ao presidente da Al. “As definições sobre o Escritório não podem ser tomadas somente por um deputado, ou pelo presidente da Casa. Porque ele é uma construção da sociedade”, argumentou.


            Segundo Patrícia, o principal temor é que na seleção dos novos advogados e estagiários ocorra “motivação de interesse político partidário”.


Ampla exoneração:

            O POVO tentou ouvir o presidente da Assembleia, Roberto Cláudio. Em nota, a assessoria de comunicação da Casa informou que “as recentes exonerações na folha de pagamentos ocorreram automaticamente, ao término da 27ª legislatura”. 


            A assessoria - que não informou o número total de funcionários desligados - também disse que a Mesa Diretora se comprometeu a realizar melhorias no órgão, ainda neste semestre, a pedido da Comissão de Direitos Humanos da Casa, dirigida pela deputada Eliane Novais (PSB).

SAIBA MAIS:

            A assessoria da deputada Eliane Novais informou que ela está viajando. Porém, adiantou que um novo processo de seleção seria iniciado logo após o Carnaval.


            Foram convidados para o ato, que terá início às 14h30 min, entidades ligadas aos Direitos Humanos, movimentos sociais, ex-presidentes da Comissão de Direitos Humanos e pessoas que tiveram vinculo com a formação do Escritório. Entre elas estudantes de Direitos que integram programas de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) e na Unifor.


            A assessoria da Assembleia informou ainda que hoje apresentará um levantamento parcial com alguns números consolidados em relação à economia de custeio e de pessoal nesse primeiro mês de gestão.

TAGS | ASSEMBLEIA | PROTESTAM | EXONERADOS | TITO | FREI | ESCRITÓRIO |

Nenhum comentário:

Postar um comentário