FOLHA DA ASSOCIAÇÃO FREI TITO DE ALENCAR

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Casa de Frei Tito é Tombada

Prefeita Luizianne Lins assinou ontem documento determinando o tombamento da casa na qual viveu Frei Tito de Alencar, no Centro. O ato foi realizado em despacho regular no gabinete da administração municipal.

De acordo com a Coordenadoria de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), quatro processos já tramitavam no órgão solicitando que a edificação fosse preservada em função do seu valor histórico.

Conforme Clélia Monasterio, coordenadora de Patrimônio Histórico-Cultural da Secultfor, a Lei 9897/2008 que dispõe sobre a proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural e Natural de Fortaleza, protege o bem a partir da abertura do processo administrativo de tombamento.

do Jornal O Povo, por Rosa Sá.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Fogueira da Paixão é campeã do II Festival Itinerante de Quadrilhas Juninas

A Quadrilha Junina Fogueira da Paixão (Cascavel) é a grande campeã do II Festival Itinerante de Quadrilhas Juninas e irá representar o Litoral Leste na grande final do XIII Festejo Ceará Junino em Fortaleza, no Centro Dragão do Mar.

A quadrilha, além de levar o 1º lugar, ainda fez jus aos prêmios de Melhor Noivo, Melhor Noiva, Melhor Rainha, Melhor Marcador e Melhor Repertório Musical, sendo que neste quesito a quadrilha empatou com a Quadrilha Junina Canoa Veloz, de Icapuí, mas acabou ficando com o prêmio no desempate.

As quadrilhas Canoa Veloz (Icapuí) empatou com a quadrilha Explosão Junina (Pindoretama) no prêmio de Melhor Casamento, no desempate, as quadrilhas continuaram empatadas, no que a mesa julgadora decidiu dar a premiação para a quadrilha, entre as duas, melhor colocada no resultado final do evento. Canoa Veloz ficou com o 2º lugar do evento e acabou ficando com o prêmio de melhor casamento.

O terceiro lugar do evento ficou com a quadrilha Arraiá Mulambo do distrito de Caponga, Cascavel.

participaram do evento os grupos juninos: (em ordem de apresentação)

1ª Noite - Pindoretama

Flor do Cajueiro - Pindoretama
Explosão Junina - Pindoretama
Arraiá Mulambo - Cascavel (Caponga)

2º Noite - Cascavel

Olhinhos de Fogueira - Cascavel (Guanacés)
Fogueira da Paixão - Cascavel (sede)
O Cravo e a Rosa - Aracati
Canoa Veloz - Icapuí

em breve fotos e o resultado final detalhado.

2º Noite do Festival Itinerante é sucesso em Cascavel

O 2º Festival Itinerante de Quadrilhas Juninas, etapa regional do XIII Festejo Ceará Junino no Litoral Leste, teve a sua segunda noite realizada no Ginásio Poliesportivo do Centro Educacional Municipal ontem, dia 03 de Julho de 2011.

Apresentaram-se na 2º noite as Quadrilhas Olhinhos de Fogueira (Guanacés), Fogueira da Paixão (Cascavel), O Cravo e a Rosa (Aracati) e Canoa Veloz (Icapuí).

O evento teve presença maciça do público, que lotou as arquibancadas.

É importante frisar os apoios deste evento:

Secretaria Estadual da Cultura;
Prefeitura Municipal de Cascavel;
Prefeitura Municipal de Pindoretama;
Adin Festas;
TV da Gente;

Agradecimentos:

Ronda do Quarteirão
Polícia Militar
Prefeita Regina Albino
Todos os membros da Associação Frei Tito de Alencar

Em breve estaremos postando fotos da segunda noite do evento.

domingo, 3 de julho de 2011

Foi um show a primeira noite do II Festival Itinerante de Quadrilhas Juninas – Pindoretama/ Cascavel.

                    O Festival é a etapa regional do Litoral Leste do XIII Festejo Ceará Junino e este ano está sendo sediado em duas cidades: Pindoretama e Cascavel.
              A primeira noite do Festival (02/ 07) aconteceu nas dependências do Ginásio Poliesportivo Governador Waldemar Alcântara, na sede de Pindoretama. Numa realização da Associação Frei Tito de Alencar em parceria com o Instituto Beija Flor de Cascavel, e a segunda noite (03/ 07) será no Ginásio do Centro Educacional Municipal – CEM.
            A abertura oficial do evento ficou por conta do Grupo de Flautas Frei Tito de Alencar, formado por crianças da Associação Frei Tito de Alencar, tendo a frente o maestro Renato Alinson. O Festival também teve barracas com comidas típicas.
            A prefeita Regina Albino foi representada no evento pelo vereador Jorge Luiz Nogueira – que, por sua vez, representou a Câmara Municipal de Vereadores; a secretária municipal de educação, cultura e desporto, Teresa Cristina, foi representada pela professora Aglaise Lopes. Presentes também no evento o coordenador do departamento de esportes, Júnior Bil e sua esposa Luciana Guedes – diretora da Escola Pedro Ricardo da Silva (no distrito de Sítio Correia).
            Os presentes puderam apreciar as belíssimas apresentações das quadrilhas Flor do Cajueiro, Explosão Junina e Arraiá Mulambo.
            A Associação Frei Tito de Alencar quer mais uma vez agradecer a parceria com o Instituto Beija Flor – na pessoa de Rafael David; agradecer o apoio incondicional do Governo Municipal de Pindoretama – Administração “um novo tempo” – na pessoa da prefeita Regina Albino; agradecer a dedicação da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto – na pessoa da secretária Teresa Cristina Rebouças, aproveitar e agradecer também, de modo especial, a todo público presente . Afinal de contas foi a presença de cada um a razão maior do nosso sucesso.  

Mãos que trabalham...

Mãos que trabalham...

Mãos que trabalham...
Mãos que trabalham...

Barraca do Cumpade Frei Tito

Barraca do Cumpade Frei Tito

Barraca da Comunidade Católica Mãe Admirável

Barraca do Edilson Pinheiro

Pipoqueira da D. Lucimar

Pisadinha do Forró

Comissão Julgadora

Representantes da SECULT - CE

Abertura oficial - Grupo de Flautas Frei Tito de Alencar

Representantes do Governo Municipal, SECULT - CE e Associação Frei Tito de Alencar

Quadrilha Flor do Cajueiro

Quadrilha Flor do Cajueiro


Quadrilha Flor do Cajueiro

Quadrilha Flor do Cajueiro

Quadrilha Explosão Junina

Quadrilha Explosão Junina

Quadrilha Explosão Junina

Quadrilha Arraiá Mulambo

Quadrilha Arraiá Mulambo

Quadrilha Arraiá Mulambo

Público presente

Seguranças